top of page

Oficina para alunos da Educação básica - Radionovelas

Camille Scholl

 

Seria cômico, se não fosse trágico!

Seria trágico, se não fosse cômico!

 

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em conjunto com o Departamento de Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir da disciplina Estágio de Educação Patrimonial, oferece para os alunos de educação básica (desde o sexto ano do ensino fundamental até alunos de ensino médio ou EJA), uma oficina inédita de educação patrimonial que tem como temática as radionovelas.

Amores impossíveis, dramas familiares, tramas melodramáticas que sensibilizam os alunos para uma reflexão de cunho histórico, que abrange a história das mídias, no caso, o rádio, assim como a presença deste no cotidiano, nas diferentes temporalidades, construindo um diálogo com os alunos sobre as relações sociais e as diferentes formas de lazer e sensibilidades objetivando pensar sobre a história a partir do museu.

 

A oficina possibilita para as turmas a audição de radionovelas e propõe uma dinâmica de produção de um trecho de radionovela, disponibilizando suporte para que os alunos façam um roteiro e logo após, produzam uma mídia autoral, o desfecho de um trecho de um capítulo de radionovela original, dos “tempos áureos do rádio”.

A oficina é feita dentro do espaço do Museu e, de forma dinâmica, também suscita a reflexão para as questões do patrimônio e memória.

Participe!

As oficinas são disponibilizadas somente com agendamento prévio.

Faça o seu agendamento por contato pelo próprio museu

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Endereço: Rua dos Andradas, 959. Porto Alegre/RS Cep 90020-005

Contato: Administração (51) 3224 4252 & Assessoria de Comunicação (51) 3225 8757

  • A oficina é oferecido nas dependências do Museu.
  • Nas terças-feiras, no turno da tarde e nas quintas-feiras, no turno da manhã.
  • A oficina é oferecida para alunos de ensino básico (a partir do sexto ano do fundamental até o terceiro ano do ensino médio).
  • Turmas de no máximo 20 alunos (para turmas maiores, entrem em contato para avaliarmos a possibilidade).
  • A oficina dura em torno de 1h e 30min.
  • Oficineiras: Camille Scholl e Teane Jahnke.

 

bottom of page