top of page

O que é radionovela?


Teane Mundstock Jahnke

A radionovela é uma forma de apresentar uma história como uma alternativa entre livros, teatros, cinema e etc. Apresenta-se em forma de som e é transmitida via rádio. Tem amplo acesso na população, que tendo um receptor - um rádio - poderá ouvi-la. A radionovela certamente é uma das maneiras mais eficientes de estimular os sentidos. Trabalha com sons, falas, silêncios, músicas, efeitos sonoros, etc. - tudo isso junto forma imagens imaginárias em nossas mentes.


A radionovela serviu, e serve, como um espaço de coletividade. Amigos, famílias e vizinhos se juntavam nas salas de visita, assumindo o papel de radiouvintes. Todos esses radiouvintes tinham acesso a espaços imaginários que se encaixam a partir da fonte de informações da radio novela – se encontram em espaços iguais, mas diferentes, dependendo das interpretações pessoais. Essa imagens pode ser, por exemplo,  de um casal se encontrando num campo ao amanhecer (ao fundo cantos de passarinhos), ou num bosque a noite (som de grilos e corujas), no qual trocavam juras de amor com falas altamente teatrais e terminavam num beijo romântico ou numa fuga perigosa (identificada também pela trilha sonora).


Conforme Poletto e Fernandes (2009: 35), O mágico da radionovela é que tudo pode ser “visto”, apesar de só ser ouvido. A magica do rádio é oferecer recursos (sons, voz humana, musicas, barulhos e até silêncio) para estimular a imaginação. A voz humana busca o nível do consciente, enquanto os efeitos sonoros e a música buscam o nível do inconsciente. Essa junção é que permite a formação do cenário imaginário. Esse conjunto é o que chamamos de linguagem radiofônica que esta muito longe de ser apenas verbal, se aproxima muito mais de uma peça dramatizada.

Voz humana: A voz é fundamental porque ocupa papel principal dentro da novela. É a partir dela que se formam os personagens (mocinhos, bandidos, crianças, etc). A inflexão, o tom, a modulação e o timbre indicam as personalidade e o temperamento dos personagens, levando o florescimento de  simpatias ou até ódio nos ouvintes.
Música: a função da musica esta na ambientação. Ambientam sentimentos: tristeza, alegria, surpresas, tensão, medo... Também, em trechos curtos podem indicar mudanças de cenas e cenários, intervalos que levam de um diálogo para outro.

Efeitos sonoros (barulhos, sons, silêncios): Os ruídos montam as paisagens sonoras, é o que acontecem em volta dos personagens/ das vozes. Os ruídos poderiam representas animais, natureza, tempestades, rodovias, ambulâncias, hospitais e tudo o mais. Dentro do efeito também tem os silêncios, normalmente representam momentos dramático, felizes ou tristes (recebimento de um anel de noivado, descobrimento da gravidez, a notícia da morte de um dos personagens, etc.).

A maioria das gravações das radionovelas eram ao vivo. Conforme Borelli & Mira, “as trapalhadas eram inevitáveis”. A produção da radio novela era complexa e, após a entrega do roteiro pelo autor, o tempo de ensaios, correções e revisões dos textos era pequeno. Borelli & Mira tdeixam claro que, a partir das condições de produção da radionovela, a improvisação era elemento constante.

bottom of page